Ícone do site Grupo Semear

INDICAÇÃO DE LEITURA SEMEAR

Para os amantes da leitura, que leem desde bula de remédio até as placas de rua, é muito comum se apaixonar com frequência por uma frase, um texto ou uma obra inteira de um autor, e ficar horas a fio refletindo como é, ou era a pessoa que produziu algo que nos causou tanto impacto.

E claro, isso nos leva a outra paixão: o gosto pelas biografias.

Na verdade, dessa vez estamos fazendo uma reflexão sobre como é bacana a gente conhecer os autores que nos tocam mais profundamente. Saber da época em que viveram, suas paixões e até mesmo as loucuras que os tornaram capazes de escrever coisas tão bonitas.

Esse conhecimento faz com que tiremos o véu de celebridade e reconheçamos neles sua humanidade que nos aproxima, transformando-os quase em “brothers”. E isso, de forma alguma vulgariza sua obra, ao contrário, os torna mais dignos de nossa admiração e respeito.

Trazemos aqui duas dicas de livros que contam a vida de dois personagens muito importantes para nós espíritas, mas que são obras com “pegadas” diferentes.

O Livro Francisco de Assis ditado por Miramez a João Nunes Maia não dá para ser classificado como uma biografia porque não tem o formato característico cheio de notas pinçadas de outras obras ou declarações e testemunhos que vão dando veracidade aos fatos narrados. Ele foi concebido na espiritualidade. Fala de Francisco desde sua encarnação anterior e de toda a sua trajetória até o desencarne como Francisco nascido em Assis. Do nascimento dentro de uma família abastada, passando pela adolescência, fase em que começou a ouvir o chamado de Deus lhe solicitando que reconstruísse a sua igreja que se encontrava sem rumo cometendo tantos desmandos em nome da fé.

É um livro lindo, poético, mágico que nos emociona a cada página.

 Já o de Santo Agostinho foi escrito por um biógrafo. A gente passeia pelas datas e pelos lugares em que ele viveu e compartilha de suas incertezas na busca por suas verdades.

Ambos valem cada página e assim como esses dois tem muitos outros por aí que promovem a “mágica” de sentirmos o autor sentado ao nosso lado quando lemos um pequeno texto ou até mesmo só uma frase de sua autoria depois de termos lido sua biografia.

REGINA FAGNOLI

Sair da versão mobile