Ícone do site Grupo Semear

Sono: tempo desperdiçado?

Taisa nossa caçula, nasceu espírita. Leva a doutrina para todos os aspectos de sua vida e nos traz nesse texto uma reflexão muito bacana sobre a importância do sono.

 

Ao longo dos milênios da evolução humana muita coisa mudou, mas muito pouco relacionado à necessidade física do sono. Por mais que acreditemos que dormir seja “perda de tempo” e que poderíamos estar utilizando este 1/3 de nossa vida de forma mais útil, nosso corpo ainda precisa de cerca de 8 horas por dia de “desligamento” para manter o bom funcionamento. Estranho isso, não?

Diversos estudos já foram realizados sobre o tema e sabe-se hoje que existe esta necessidade para que o cérebro se “reorganize” após um dia árduo de trabalho. Hormônios sejam devidamente repostos, células sejam recompostas e que, se ficarmos privados do sono por longos períodos, entramos em síncope. Mas e a função espiritual do sono? Já paramos para pensar?

Durante este período de desligamento do corpo, nosso espírito não para. Muito pelo contrário, é neste momento que ele experimenta o tempo de maior liberdade da sua encarnação, mesmo que não tenhamos conhecimento disso quando despertos.

É durante o sono que fazemos a análise de como estamos progredindo e somos orientados e direcionados no caminho. Encontramos espíritos amigos, ouvimos-lhes os conselhos, participamos de cursos e palestras; trabalhamos. Tudo para o nosso desenvolvimento e de acordo com nossa necessidade e nosso merecimento.

Normalmente quando acordamos, carregamos ainda um pouco o sentimento do que o espírito vivenciou durante a noite. Algumas imagens recordamos pelos sonhos e, não raro, mesmo sem nenhuma imagem na lembrança, acordamos com a sensação de termos trabalhado a noite toda, ou com um ânimo e força de vontade que não tínhamos na noite anterior.

Mas tudo depende da condição em que vamos dormir. Precisamos estar em boa sintonia para nos ligarmos com o plano elevado. Se formos dormir em baixa vibração, será desta maneira que nosso espírito experimentará o momento do desprendimento. Da forma em que adormecemos, é geralmente a maneira em que vamos nos ligar com o outro lado. Dependendo, podemos encontrar espíritos que não vão ajudar na nossa evolução ou ir a lugares que não nos farão bem.

Por isso é importante termos conhecimento do que se passa nesse momento. Se quisermos realmente aproveitar da melhor maneira estas 8 horas que aparentemente passam voando, temos que nos preparar para facilitar o processo para nosso espírito. Por isso é tão importante a prece, a harmonia e a conscientização.

Dormir não é tempo desperdiçado. É, sim, um dos períodos mais importantes das nossas vidas e precisamos ter essa consciência para aproveitar da melhor maneira possível.

Taisa Bacharini

 

 

Sair da versão mobile