PALESTRAS

Escolha a palestra que você quer ouvir. Se nenhuma delas atender às suas expectativas, podemos produzir o conteúdo que você espera. Fale conosco.

(In)Tolerância - capa(In)Tolerância - Aborda a questão das diferenças culturais (religiosas, de origem e de opinião) e suas implicações para o convívio em uma sociedade globalizada que enfrenta, na atualidade, as ameaças terroristas, por um lado, e o drama dos refugiados ambientais e de guerra, por outro. A proposta é provocar a reflexão acerca do papel de cada um, por meio da difusão do conceito de inteligência cultural, como a capacidade de compreensão de valores diversos dos seus próprios, na construção de uma sociedade harmônica
Evolução do EspíritoA Evolução do Espírito - Dos mundos primitivos à regeneração. Nesta palestra falamos sobre a trajetória do espírito imortal, desde o seu "nascimento", com o despertar da sua consciência, até a fase de regeneração.
existencia-de-deusA Existência de Deus - Nesta palestra, Amilton debate as provas da existência de Deus. No Espiritismo, essa discussão não é proibida e foi proposta por Kardec logo na primeira pergunta feita aos espíritos.
A Felicidade não é deste mundo, mas começa aqui - Nesta palestra abordamos a função do sofrimento como elemento de provocação da tomada de consciência do processo evolutivo e conversamos sobre como evoluir sem sofrer.
ReencarnaçãoA Reencarnação como parte do processo evolutivo - O tema irá abordar a reencarnação como um processo evolutivo, educativo e não punitivo, ressaltando também a importância da família dentro deste processo reencarnatório.
a-terapia-do-amorA Terapia do Amor - Nesta palestra fazemos uma breve análise das causas de nossas dores e aflições e estudamos uma forma de buscar soluções reais através dos ensinamentos de Jesus e do Amor.
A Vida Futura - De forma descontraída, Norberto nos fala sobre o planejamento do espírito para uma nova existência. Estamos limitados pela fatalidade ou pelo destino ou somos capazes de nos autodeterminar?
Ajuda-te que o Céu de Ajudará - A maior da verdades.
Se fizermos a nossa parte, Jesus estará sempre conosco.
Ele nos convida ao trabalho diariamente.
Como a gente se coloca em movimento?
Por onde começar, ao invés de ficarmos sentados esperando a ajuda do céu?
Nessa palestra Regina nos propõe essa reflexão para descobrirmos juntos como sermos dignos da ajuda de Jesus.
Amai aos Vossos Inimigos - Em uma palestra bem humorada vamos entender como perdoar aos desafetos.
amor-proprioAuto estima: posso ou não posso pensar em mim?
Neste tema você compreenderá o funcionamento de alguns dispositivos da auto estima; visualizará a auto estima segundo a ótica espírita e avaliará conceitos próprios e de terceiros relacionados à estima pessoal.

Companheiros Mudos - Com inspiração no texto de Emmanuel, do Livro da Esperança, falamos daqueles que sofrem sem reclamar e da indiferença moral que domina os nossos tempos. Como podemos mudar isto? Até onde devemos ajudar? Venha refletir conosco.
Como lidar com a influência de espíritos imperfeitosComo lidar com a influência de espíritos imperfeitos – Aborda a questão da convivência, reforma íntima, perdão e principalmente tolerância, pois o espírito imperfeito que tenta nos influenciar pode ser um encarnado, familiar, colega, chefe etc. O propósito da palestra seria chamar os assistentes à reflexão sobre nossas atitudes, de como muitas vezes nossa intolerância, impaciência pode afetar e até magoar nossos semelhantes, e fazer com que a assistência reflita sobre o auto perdão, sobre usar as oportunidades, mesmo as mais adversas
drogas - falsa fantasiaDrogas: Falsa Fantasia do Mundo Real - Nesta palestra a psicóloga espírita, Irene Gaviolle esclarece quais são as drogas usadas na atualidade porquê o usuário se sente compelido a utilizá-las. O que acontece com o usuário que se torna dependente e como sair do vício? Tudo isto é abordado de forma científica e fraterna.
Em Dias de Mar Alto - E quando acabou de falar, disse a Simão : Faze-te ao mar e lançai as vossas redes para pescar. – (Lucas , 5:4). Inspirada por Emmanuel, Regina nos propõe uma reflexão doutrinária sobre esta passagem evangélica.
Ética, Cidadania e Espiritismo - Sabemos a diferença entre ética e moral? Como isto interfere na nossa vida e nas nossas escolhas? Como podemos entender o conceito de cidadania no mundo de hoje e o que o Espiritismo tem a ver com isto? É sobre isto que nos propomos a conversar.
Espiritualismo e EspiritsmoEspiritualismo e Espiritismo - Espiritualismo existe a partir do pensamento humano que há algo superior a ele, que controla as coisas da natureza; já o Espiritismo, vem mostrar que os Espíritos são uma das forças da Natureza, que atuam no mundo material e espiritual, seguem um processo evolutivo que pode ser acelerado, ao se conscientizarem e vivenciarem a Doutrina Espírita definida pelos próprios Espíritos, e codificada por Kardec, nos levando à prática racional do Evangelho.
Evangelho no LarEvangelho no Lar – Falamos da importância da prática do Evangelho no Lar e abordamos um roteiro para a sua realização, inclusive com a participação de crianças.

É distribuído aos presentes um roteiro prático para a realização do Evangelho em casa.
Filhos DiferentesFilhos Diferentes - Nesta palestra, vamos falar de filhos. Por quê crianças educadas na mesma casa são tão diferentes? Como tratar dos filhos que são tão diferentes de nós? E as crianças "especiais", que exigem mais da nossa atenção? O que temos a aprender com elas e o que podemos ensinar?

Destruição e Conservação - capaLei de Conservação e Destruição - Por meio da abordagem das leis naturais, vamos discutir a questão das mudanças climáticas e a perda da biodiversidade no Planeta, mostrando como a atuação humana vem promovendo o aceleramento das mudanças. A proposta é provocar a reflexão de cada um sobre o seu papel e a sua responsabilidade sobre os excessos que implicam o desequilíbrio das condições de vida na Terra.
LEI DE LIBERDADELei de Liberdade – Objetiva trazer à reflexão sobre nossos atos e suas consequências, as responsabilidades que a nossas atitudes acarretam.
Nas Trilhas da Fé - Como exercitamos a nossa fé? E como interpretamos as oportunidades que a fé nos apresenta?
Não te Canses - Você está cansado da luta? Acha que o mundo está pior? Venha se surpreender ao compreender o momento pelo qual estamos passando.
Acolher e ConsolarO Acolher e Consolar - Nesta palestra, conversamos sobre qual o papel do Centro Espírita diante das demandas que lhe são trazidas. Com fundamento na obra de Herculano Pires, vamos discutir sobre o papel da Instituição Espírita e como se realiza, na prática, o acolhimento a frequentadores e trabalhadores, não esquecendo de que todos nós, encarnados em um planeta de expiação de de provas, somos assistidos no Centro Espírita.
O Bom Combate - Inspirados pelo texto de Paulo, nos perguntamos se estamos lutando pelas coisas certas. Quais os combates que a atual fase evolutiva nos apresenta e como devemos enfrentá-los?
O Espirito do Espiritismo - O Legado de KardecO Espírito do Espiritismo – O Legado de Kardec – Buscar trazer conhecimento sobre o método de Kardec, sobre seus critérios e conselhos de como fazer e praticar o espiritismo de maneira segura, séria, responsável.
O Necessário e o Supérfluo - Tendo como ponto de partida as respostas dos espíritos a Kardec acerca do que é supérfluo e do que é necessário, buscamos refletir sobre como identificarmos em nós mesmos os sinais de desequilíbrio.
O Tempo de Deus: Vamos falar de tempo. Como se conta o tempo de Deus? E por quê o nosso tempo é tão diferente do tempo de Deus? Temos tempo?
O Remédio Justo - Baseado na lição de Emmanuel, no Livro da Esperança, falamos da Justiça de Deus e das causas do sofrimento e, principalmente, em como superarmos as nossas dificuldades, reduzindo as nossas próprias dores e desafios.
PenasPenas e Gozos Terrestres - Com base no Livro dos Espíritos e na obra O Céu e o Inferno, é abordada a responsabilidade e as consequências positivas e negativas de nossas escolhas, à luz do livre-arbítrio que possuímos.
Planejamento Reencarnatório - Provas e Expiações - Nesta palestra, Amilton fala de um tema que interessa a todos nós. O que é o planejamento reencarnatório? Ele é imutável? Quem escolhe nossas provas? O que são as expiações?
féPor onde anda nossa fé? A reflexão proposta foi inspirada na passagem da Bíblia em que Jesus, numa travessia de barco com seus apóstolos, em meio a tempestade, confronta -os perguntando-lhes sobre sua fé.
A partir desse ponto, baseada no Evangelho Segundo o Espiritismo, que no capítulo XIX nos fala dos diversos tipos de fé, chegamos aos dias atuais.
Em meio a tantas tribulações, nos vemos o tempo todo questionando os “objetos” de nossa fé.
Onde depositar então nossa fé hoje?
Em Jesus! Claro! Sempre!
Mas vivendo à luz da doutrina, temos que exercitar a fé em nós e também em nossos irmãos.

Reencarnação - Manifestação da justiça divina_001 (3)Reencarnação - Manifestação da justiça divina - O que é e como se dá a reencarnação, como age a justiça divina através deste método que permite ao espírito falido a oportunidade de uma nova tentativa, e ao espírito em evolução uma nova oportunidade de aprendizado e progresso.

Vamos compreender a reencarnação como medida de reajuste e aperfeiçoamento do espírito, como oportunidade de aprendizado e aquisição de novas experiências e, com isto, entender a vida como um progresso contínuo que não se interrompe com a morte, mas que se estende por sucessivas oportunidades.
Regeneração: Estamos prontos? Tanta gente anseia por um mundo de regeneração. Mas, será que estamos prontos°
Relação FamiliarRelação Familiar - Aborda os laços familiares, espirituais e corporais. A questão do lar como base de educação para os relacionamentos, para as amizades, pelo trabalho, para a coragem.
Sexualidade e HomoSexualidade e Homossexualidade - Nesta conversa, Leo Mazzillo, parceiro do Grupo Semear, convida a platéia a uma reflexão sobre a sexualidade do espírito, à luz dos ensinamentos de Kardec. Juntos, palestrante e convidados irão discutir se o espírito tem sexo; se a sexualidade é uma escolha e qual a visão Espírita sobre o tema.
Trata-se, sem dúvida, de um tema delicado, mas que é explorado com profundidade e com muita sensibilidade nesta palestra.
superando-as-imperfeicoesSuperando as Imperfeições - Baseados nas lições de Joanna de Angelis, vamos falar sobre o autoconhecimento como chave para o nosso aperfeiçoamento moral e para a nossa felicidade
image001Síndromes da Atualidade - Depressão: Irene Gaviolle, psicóloga espírita tem uma conversa franca sobre depressão.