O QUE FAZEMOS

O nosso logo mostra o que pretendemos com a nossa proposta:

cropped-gruposemear_logo_base.pngA mão representa o ato de compartilhar, ofertar, em outras palavras “semear”.
Porém, como estamos trabalhando com ideias já lançadas por Kardec e por muitos trabalhadores que nos antecederam na jornada, escolhemos uma muda, ao contrário de uma semente. A muda já é produto da semente germinada;  já está em inicio de desenvolvimento, basta ser cuidada, regada que irá frutificar e espalhar novas sementes e frutos.
As três folhas representam o tríplice aspecto do espiritismo: a folha de cor laranja representa a ciência, está mais abaixo pois está mais conectada com a terra, com a racionalidade, é mais “pé-no-chão”; a verde representa a filosofia e aponta para o lado, conectando homens e natureza numa compreensão filosófica da realidade. Por fim, a folha apontando para cima tem a cor azul, que remete ao céu, ao divino, é a parte religiosa da doutrina.

Colocamos à disposição do seu Centro Espírita os nossas Sementes, em forma de palestras, seminários e oficinas, além de todo o material didático.

Veja o que você gostaria de Semear na sua Instituição e entre em contato conosco.

PALESTRAS

(In)Tolerância - capa(In)Tolerância - Aborda a questão das diferenças culturais (religiosas, de origem e de opinião) e suas implicações para o convívio em uma sociedade globalizada que enfrenta, na atualidade, as ameaças terroristas, por um lado, e o drama dos refugiados ambientais e de guerra, por outro. A proposta é provocar a reflexão acerca do papel de cada um, por meio da difusão do conceito de inteligência cultural, como a capacidade de compreensão de valores diversos dos seus próprios, na construção de uma sociedade harmônica
Evolução do EspíritoA Evolução do Espírito - Dos mundos primitivos à regeneração. Nesta palestra falamos sobre a trajetória do espírito imortal, desde o seu "nascimento", com o despertar da sua consciência, até a fase de regeneração.
existencia-de-deusA Existência de Deus - Nesta palestra, Amilton debate as provas da existência de Deus. No Espiritismo, essa discussão não é proibida e foi proposta por Kardec logo na primeira pergunta feita aos espíritos.
A Felicidade não é deste mundo, mas começa aqui - Nesta palestra abordamos a função do sofrimento como elemento de provocação da tomada de consciência do processo evolutivo e conversamos sobre como evoluir sem sofrer.
ReencarnaçãoA Reencarnação como parte do processo evolutivo - O tema irá abordar a reencarnação como um processo evolutivo, educativo e não punitivo, ressaltando também a importância da família dentro deste processo reencarnatório.
a-terapia-do-amorA Terapia do Amor - Nesta palestra fazemos uma breve análise das causas de nossas dores e aflições e estudamos uma forma de buscar soluções reais através dos ensinamentos de Jesus e do Amor.
A Vida Futura - De forma descontraída, Norberto nos fala sobre o planejamento do espírito para uma nova existência. Estamos limitados pela fatalidade ou pelo destino ou somos capazes de nos autodeterminar?
Ajuda-te que o Céu de Ajudará - A maior da verdades.
Se fizermos a nossa parte, Jesus estará sempre conosco.
Ele nos convida ao trabalho diariamente.
Como a gente se coloca em movimento?
Por onde começar, ao invés de ficarmos sentados esperando a ajuda do céu?
Nessa palestra Regina nos propõe essa reflexão para descobrirmos juntos como sermos dignos da ajuda de Jesus.
Amai aos Vossos Inimigos - Em uma palestra bem humorada vamos entender como perdoar aos desafetos.
amor-proprioAuto estima: posso ou não posso pensar em mim?
Neste tema você compreenderá o funcionamento de alguns dispositivos da auto estima; visualizará a auto estima segundo a ótica espírita e avaliará conceitos próprios e de terceiros relacionados à estima pessoal.

Companheiros Mudos - Com inspiração no texto de Emmanuel, do Livro da Esperança, falamos daqueles que sofrem sem reclamar e da indiferença moral que domina os nossos tempos. Como podemos mudar isto? Até onde devemos ajudar? Venha refletir conosco.
Como lidar com a influência de espíritos imperfeitosComo lidar com a influência de espíritos imperfeitos – Aborda a questão da convivência, reforma íntima, perdão e principalmente tolerância, pois o espírito imperfeito que tenta nos influenciar pode ser um encarnado, familiar, colega, chefe etc. O propósito da palestra seria chamar os assistentes à reflexão sobre nossas atitudes, de como muitas vezes nossa intolerância, impaciência pode afetar e até magoar nossos semelhantes, e fazer com que a assistência reflita sobre o auto perdão, sobre usar as oportunidades, mesmo as mais adversas
drogas - falsa fantasiaDrogas: Falsa Fantasia do Mundo Real - Nesta palestra a psicóloga espírita, Irene Gaviolle esclarece quais são as drogas usadas na atualidade porquê o usuário se sente compelido a utilizá-las. O que acontece com o usuário que se torna dependente e como sair do vício? Tudo isto é abordado de forma científica e fraterna.
Em Dias de Mar Alto - E quando acabou de falar, disse a Simão : Faze-te ao mar e lançai as vossas redes para pescar. – (Lucas , 5:4). Inspirada por Emmanuel, Regina nos propõe uma reflexão doutrinária sobre esta passagem evangélica.
Ética, Cidadania e Espiritismo - Sabemos a diferença entre ética e moral? Como isto interfere na nossa vida e nas nossas escolhas? Como podemos entender o conceito de cidadania no mundo de hoje e o que o Espiritismo tem a ver com isto? É sobre isto que nos propomos a conversar.
Espiritualismo e EspiritsmoEspiritualismo e Espiritismo - Espiritualismo existe a partir do pensamento humano que há algo superior a ele, que controla as coisas da natureza; já o Espiritismo, vem mostrar que os Espíritos são uma das forças da Natureza, que atuam no mundo material e espiritual, seguem um processo evolutivo que pode ser acelerado, ao se conscientizarem e vivenciarem a Doutrina Espírita definida pelos próprios Espíritos, e codificada por Kardec, nos levando à prática racional do Evangelho.
Evangelho no LarEvangelho no Lar – Falamos da importância da prática do Evangelho no Lar e abordamos um roteiro para a sua realização, inclusive com a participação de crianças.

É distribuído aos presentes um roteiro prático para a realização do Evangelho em casa.
Filhos DiferentesFilhos Diferentes - Nesta palestra, vamos falar de filhos. Por quê crianças educadas na mesma casa são tão diferentes? Como tratar dos filhos que são tão diferentes de nós? E as crianças "especiais", que exigem mais da nossa atenção? O que temos a aprender com elas e o que podemos ensinar?

Destruição e Conservação - capaLei de Conservação e Destruição - Por meio da abordagem das leis naturais, vamos discutir a questão das mudanças climáticas e a perda da biodiversidade no Planeta, mostrando como a atuação humana vem promovendo o aceleramento das mudanças. A proposta é provocar a reflexão de cada um sobre o seu papel e a sua responsabilidade sobre os excessos que implicam o desequilíbrio das condições de vida na Terra.
LEI DE LIBERDADELei de Liberdade – Objetiva trazer à reflexão sobre nossos atos e suas consequências, as responsabilidades que a nossas atitudes acarretam.
Nas Trilhas da Fé - Como exercitamos a nossa fé? E como interpretamos as oportunidades que a fé nos apresenta?
Não te Canses - Você está cansado da luta? Acha que o mundo está pior? Venha se surpreender ao compreender o momento pelo qual estamos passando.
Acolher e ConsolarO Acolher e Consolar - Nesta palestra, conversamos sobre qual o papel do Centro Espírita diante das demandas que lhe são trazidas. Com fundamento na obra de Herculano Pires, vamos discutir sobre o papel da Instituição Espírita e como se realiza, na prática, o acolhimento a frequentadores e trabalhadores, não esquecendo de que todos nós, encarnados em um planeta de expiação de de provas, somos assistidos no Centro Espírita.
O Bom Combate - Inspirados pelo texto de Paulo, nos perguntamos se estamos lutando pelas coisas certas. Quais os combates que a atual fase evolutiva nos apresenta e como devemos enfrentá-los?
O Espirito do Espiritismo - O Legado de KardecO Espírito do Espiritismo – O Legado de Kardec – Buscar trazer conhecimento sobre o método de Kardec, sobre seus critérios e conselhos de como fazer e praticar o espiritismo de maneira segura, séria, responsável.
O Necessário e o Supérfluo - Tendo como ponto de partida as respostas dos espíritos a Kardec acerca do que é supérfluo e do que é necessário, buscamos refletir sobre como identificarmos em nós mesmos os sinais de desequilíbrio.
O Tempo de Deus: Vamos falar de tempo. Como se conta o tempo de Deus? E por quê o nosso tempo é tão diferente do tempo de Deus? Temos tempo?
O Remédio Justo - Baseado na lição de Emmanuel, no Livro da Esperança, falamos da Justiça de Deus e das causas do sofrimento e, principalmente, em como superarmos as nossas dificuldades, reduzindo as nossas próprias dores e desafios.
PenasPenas e Gozos Terrestres - Com base no Livro dos Espíritos e na obra O Céu e o Inferno, é abordada a responsabilidade e as consequências positivas e negativas de nossas escolhas, à luz do livre-arbítrio que possuímos.
Planejamento Reencarnatório - Provas e Expiações - Nesta palestra, Amilton fala de um tema que interessa a todos nós. O que é o planejamento reencarnatório? Ele é imutável? Quem escolhe nossas provas? O que são as expiações?
féPor onde anda nossa fé? A reflexão proposta foi inspirada na passagem da Bíblia em que Jesus, numa travessia de barco com seus apóstolos, em meio a tempestade, confronta -os perguntando-lhes sobre sua fé.
A partir desse ponto, baseada no Evangelho Segundo o Espiritismo, que no capítulo XIX nos fala dos diversos tipos de fé, chegamos aos dias atuais.
Em meio a tantas tribulações, nos vemos o tempo todo questionando os “objetos” de nossa fé.
Onde depositar então nossa fé hoje?
Em Jesus! Claro! Sempre!
Mas vivendo à luz da doutrina, temos que exercitar a fé em nós e também em nossos irmãos.

Reencarnação - Manifestação da justiça divina_001 (3)Reencarnação - Manifestação da justiça divina - O que é e como se dá a reencarnação, como age a justiça divina através deste método que permite ao espírito falido a oportunidade de uma nova tentativa, e ao espírito em evolução uma nova oportunidade de aprendizado e progresso.

Vamos compreender a reencarnação como medida de reajuste e aperfeiçoamento do espírito, como oportunidade de aprendizado e aquisição de novas experiências e, com isto, entender a vida como um progresso contínuo que não se interrompe com a morte, mas que se estende por sucessivas oportunidades.
Regeneração: Estamos prontos? Tanta gente anseia por um mundo de regeneração. Mas, será que estamos prontos°
Relação FamiliarRelação Familiar - Aborda os laços familiares, espirituais e corporais. A questão do lar como base de educação para os relacionamentos, para as amizades, pelo trabalho, para a coragem.
Sexualidade e HomoSexualidade e Homossexualidade - Nesta conversa, Leo Mazzillo, parceiro do Grupo Semear, convida a platéia a uma reflexão sobre a sexualidade do espírito, à luz dos ensinamentos de Kardec. Juntos, palestrante e convidados irão discutir se o espírito tem sexo; se a sexualidade é uma escolha e qual a visão Espírita sobre o tema.
Trata-se, sem dúvida, de um tema delicado, mas que é explorado com profundidade e com muita sensibilidade nesta palestra.
superando-as-imperfeicoesSuperando as Imperfeições - Baseados nas lições de Joanna de Angelis, vamos falar sobre o autoconhecimento como chave para o nosso aperfeiçoamento moral e para a nossa felicidade
image001Síndromes da Atualidade - Depressão: Irene Gaviolle, psicóloga espírita tem uma conversa franca sobre depressão.

 

WORKSHOPS

Workshop Expositores Espíritas
“Você fala bem, precisa dar palestras... começa amanhã”.
Quantos de nós começamos assim nosso trabalho como expositor espírita?
Não seria ótimo se antes nos ensinassem técnicas de como montar uma palestra, como falar em público, como passar uma mensagem de forma a ser entendida e, mais do que isso, aprendida e interiorizada?
É isso que fazemos, neste workshop. Colocamos a serviço do espiritismo metodologias pesquisadas e estudadas no mundo empresarial para fazer boas apresentações.
Falamos de montagem, roteiro e postura, além de dicas para seu Power Point ficar mais atraente.
O workshop é bem interativo, dinâmico, com muita prática e é ideal para quem está começando a dar palestras ou mesmo para quem quer se atualizar e melhorar ainda mais suas exposições.
Formato: dois dias, das 9 às 18hs. Geralmente, dois sábados. Pode ser aplicado na sua casa espírita.
Workshop Facilitadores de Cursos Espíritas
Como nós aprendemos na escola? Um professor, uma lousa e pouquíssima intervenção da classe.
Hoje em dia, muitos trocaram a lousa pelo Power Point, mas continuam lá na frente, falando para uma classe passiva.
Como sabemos, isso não funciona mais. Alunos adultos possuem mais experiências em diversos assuntos. Querem participar da aula, debater, perguntar e querem respostas. Não mais se sentar e ouvir.
Como dar um curso de forma dinâmica, motivadora, que os alunos participem ativamente do aprendizado e, desta forma tenham mais disposição para o curso e acima de tudo, aprendam mais?
Neste workshop, vamos falar sobre perfis de aprendizagem, Andragogia (ciência que estuda o aprendizado adulto), o conceito de facilitador (em contraposição ao de professor), quando e como utilizar dinâmicas e muito mais.
Este worskshop também é bem interativo, dinâmico e com muita prática... não poderia ser diferente.
Formato: dois dias, das 9 às 18hs. Geralmente, dois sábados. Pode ser aplicado na sua casa espírita.

 

SEMINÁRIOS

 

Saúde Espiritual – Obsessão e Tratamento Espiritual – Seminário de aproximadamente 4 horas que tem por objetivo discutir o que é obsessão e seus reflexos para a saúde física, psíquica e espiritual. Serão abordados por psicóloga clínica espírita as questões relacionadas às patologias que podem estar relacionadas a processos obsessivos, auxiliando na sua identificação. Além disto, vamos discutir quais os tratamentos que a casa espírita pode disponibilizar para que o assistido recupere sua saúde integral.
atenfraterno - capaAtendimento Fraterno – Com duração aproximada de três horas, o Seminário aborda a implantação e o treinamento dos trabalhadores da casa espírita para o atendimento fraterno. Além dos aspectos relacionados à Recepção e ao Atendimento na Casa Espírita, este Seminário aborda as diversas patologias mentais expostas pelos assistidos ao atendente e esclarece como identificá-las para melhor direcionar o atendimento oferecido pelo Centro Espírita, sem descurar do necessário tratamento clínico.
Dialogo com os espiritosDiálogo com os Espíritos - Analisamos o diálogo sob a ótica dos diversos atores que dele participam: o espírito comunicante, o médium, o dialogador, o dirigente do trabalho e a participação do plano espiritual. Com isto, passamos à melhor compreensão da dinâmica do diálogo e à análise de casos que poderão enriquecer o repertório do trabalhador espírita.

 

OFICINAS

A Oficina se destina a trabalhadores que já atuam no atendimento e querem aprimorar as habilidades no diálogo fraterno. São abordadas questões práticas, comuns no dia-a-dia dos atendimentos.

Na Oficina, os participantes têm a oportunidade de discutir com os instrutores acerca da melhor abordagem para cada situação, sanando dúvidas e adquirindo mais segurança para a prática do atendimento aos assistidos do centro espírita.
Oficina - Educação Mediúnica - visa auxiliar o monitor a promover a educação e o desenvolvimento equilibrado dos alunos no contato com a mediunidade. Fornece exemplos de exercícios práticos para aplicação em sala de aula.

 

CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

Estudo de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, dividido em 7 aulas participativas
A programação foi estruturada em tópicos que serão desenvolvidos em aulas participativas com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo do Livro dos Médiuns. Espera-se que, por meio de um trabalho provocativo, os participantes fixem os conceitos mais relevantes, saibam como aplicá-los na prática mediúnica e sejam capazes de conversar sobre mediunidade com qualquer pessoa.
O público alvo são trabalhadores e estudantes que já finalizaram o Curso de Educação Mediúnica.
Passes - Técnica de Imposição de Mãos - Neste curso, explicamos o que é o passe e como funciona sobre os centros de força. É explicada qual a postura do aplicador e a necessária receptividade do assistido.
Introdução à CodificaçãoIntrodução à Codificação - Entendendo Kardec: Este curso visa apresentar o Espiritismo e a obra de Kardec às pessoas que ainda não conhecem a Doutrina Espírita. O Curso é composto de seis aulas, com duas horas de duração cada uma:
- Espiritismo e Espiritualismo
- O Livro dos Espíritos
- O Evangelho Segundo o Espiritismo
- O Livro dos Médiuns
- O Céu e o Inferno
- A Gênese