A BÊNÇÃO DO LAR

Diante de tantos acontecimentos tristes envolvendo as famílias atualmente, nunca é demais recordar o que a doutrina nos ensina sobre os laços que nos unem e como essa compreensão pode fazer a diferença nas relações entre pais e filhos. Aluisio, mais um parceiro do Semear, nos fala sobre isso neste texto.

Aluisio Rocha

Desde que o ser humano veio para a Terra, sentiu a necessidade de conviver em grupo, seja para num primeiro momento caçar, aquecer-se ou sobreviver e, posteriormente, para formar uma família.

A família é o elo da sociedade, pois reúne pessoas que passam a ter uma vida em comum, dividindo responsabilidades e compartilhando momentos de alegria e satisfação.

Como nós vivemos num mundo de provas e expiações estamos sujeitos a nos deparar com pessoas com quem tivemos desentendimentos em outras vivências.

A sabedoria divina faz com que reencarnemos numa família cujos integrantes podem ser espíritos afins ou aqueles com quem precisamos acertar nossas diferenças.

Para o leigo talvez fosse melhor fazer com que os espíritos antipáticos reencarnassem em outra família para não acirrar ainda mais o ódio, o rancor, a mágoa e a vingança existente entre eles, porém temos de nos lembrar do capítulo X do Evangelho Segundo o Espiritismo (E.S.E.): Bem-aventurados os Misericordiosos, quando Jesus nos orienta a nos reconciliarmos com os adversários (Mateus, V: 25-26).

Também do capítulo XII do E.S.E.: Amais os vossos inimigos, que  nos ensina a pagar o mal com o bem.

Se renascêssemos numa família diferente, é bem provável que não tivéssemos a chance de reconciliação com os nossos desafetos e assim não nos livraríamos das dívidas contraídas.

A família é a célula mater (mãe) da sociedade porque nos vincula a uma vida em conjunto em que temos de acatar regras e buscar soluções para que haja um convívio salutar.

O lar é o ambiente que acolhe a família, dando todas as condições para o desenvolvimento da fraternidade, da colaboração e do amor.

Muitos pais e mães são criticados pelos filhos que alegam que eles são chatos e que bons são os seus amigos. O que ocorre nesses casos é a ingratidão por parte dos filhos que não têm a mesma experiência de vida que os seus genitores e acham que eles só sabem dar bronca e pegar no pé.

Não se pode generalizar e dizer que todos os amigos dos nossos filhos ajam assim, porém podemos dizer que a maioria dos pais tem intenção de salvaguardar a integridade física e moral de seus filhos.

Os filhos que se tornam ingratos a seus pais esquecem-se daqueles que são órfãos desde pequeninos e que em muitos casos têm de morar num orfanato ou até mesmo nas ruas, ficando, neste último caso, à mercê da sorte e de todo o tipo de tentações, o que poderá comprometer a sua reencarnação.

Não podemos abrir mão de nosso lar em virtude da mesquinhez e ignorância de nossos atos porque se o fizermos com esse intuito a lei de ação e reação (causa e efeito para os espíritas), certamente entrará em vigor e então poderemos amargar uma vida sem família ou até a ingratidão dos nossos filhos, caso tenhamos sido ingratos para com os nossos pais.

Para mantermos o equilíbrio em nosso ambiente domiciliar é de suma importância a prática do Evangelho no Lar.

Rendamos, portanto, graças a Deus pelo lar que nos foi concedido e pela família em que reencarnamos, pois são oportunidades que o Criador nos dá para que vençamos as nossas dificuldades e resgatemos as nossas falhas para que um dia possamos estar num mundo celestial.

Facebooktwitterlinkedinmail

One thought on “A BÊNÇÃO DO LAR

  1. Excelente texto que aborda um tema de grande importância. O estudo do evangelho nos auxilia e conduz enquanto encarnados neste mundo de provas e expiações. Agradeço ao Aluisio Rocha pela elaboração deste texto edificante. Aguardo a exposição de outros…

Comments are closed.