A VIRTUDE DO SILÊNCIO – Irene Gaviolle

O silêncio, às vezes, fala mais do que palavras ao abrir os ouvidos da nossa alma para o Alto, para Deus.

Quem já não participou de acaloradas discussões e até mesmo de tradicionais conversas em família? Ou, quem já não teve o hábito de buscar uma boa leitura para passar uma tarde de entretenimento sem qualquer barulho perturbador? Infelizmente, na atualidade, não muitos.

Somos, hoje em dia, a geração dos smarthphones, computadores, Ipods, tablets e outros dispositivos. Os momentos de alegre convívio ou de recolhimento parecem ter sido deixados num passado bem distante, devido à tecnologia que absorvemos.  

Parece coisa de louco, evocarmos o silêncio no mundo atual. Mas, não deveria ser assim. Não podemos considerar o silêncio por seu aspecto negativo, ou seja, pela exclusão de palavras ou falta de comunicação.  O silêncio frequentemente fala. É por ele que deixamos transparecer o que se passa na nossa alma. Por meio dele afirmamos, negamos, consentimos, reprovamos ou manifestamos nossa alegria ou recriminação.  

Quando somos provocados ou feridos por alguém, nossa primeira reação pode ser querer devolver na mesma moeda porque, lidar com pessoas que estão constantemente querendo nos colocar para baixo ou nos desmotivar, é extremamente cansativo, ainda mais quando não fizemos nada para merecer este tipo de comportamento.

Mas… conforme ganhamos maturidade, nossas percepções a respeito destas pessoas mudam.  Aprendemos que quando se trata de pessoas ignorantes, o melhor que temos a fazer não é buscar discussões, mas estar em silêncio.

As atitudes destas pessoas são planejadas, com a intenção de desestabilizar os ambientes e, quando pensamos em revidar, não esqueçamos que elas já atingiram seus objetivos –  já perturbaram a nossa paz interior. E não podemos permitir que isto aconteça.

Compartilhar boas ideias e opiniões das mais variadas, e silenciar sobre certos assuntos, nos permite ter inspirações que ajudam a pensar e desenvolver projetos para nossa vida, nosso trabalho e nossa família. Não vale a pena desperdiçar nosso tempo e energia com coisas bobas e pessoas inconsequentes. 

Jesus no deserto, buscou no silêncio resolver seus maiores questionamentos. 

Falar é muito importante.  Porém, silenciar é mais importante ainda a fim de entendermos melhor os nossos companheiros, nossos filhos, nossa família. Importante é termos uma medida justa para cada momento.

Facebooktwitterlinkedinmail