DOR: MOMENTO DE REFLEXÃO E PROGRESSO

Nossa colaboradora estreia nos convidando a refletir sobre a relação entre a dor e o sofrimento.

 

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.

Quem chora é porque está sofrendo alguma dor, perda, desilusão, tristeza. O “choro” é algo que dói, machuca o corpo e a alma.

Por que “Dor” é um momento de Reflexão e Progresso? Nós só evoluímos e progredimos  na dor?

NÃO! O Ser Humano é feito de corpo e alma ou Espírito. O corpo é a matéria que acaba com a morte, vira pó; e o Espírito viverá eternamente e quanto mais evoluir, através de suas reencarnações, mais perto do Pai estará.

O Espírito evolui mais rapidamente quando encarnado e quando toma conhecimento que só as coisas espirituais, ou seja, só o BEM é que o faz progredir. Deus não fez o sofrimento, o Mal, pois seria uma ofensa às Suas próprias Leis Naturais. O castigo ou o Sofrimento existem, porque nos afastamos das Leis de Deus. É a Justiça Divina, a Lei de Ação e Reação. Essa Lei é: se faço o Bem, recebo o Bem, se faço o Mal recebo o Mal.

Deus é Pai, Bom, Justo e Misericordioso.

Se todo Efeito tem uma Causa, todo sofrimento tem uma causa, que pode ser desta vida ou de vidas passadas.

Se passamos por um sofrimento, uma dificuldade, pensamos: não deveria ter feito isso ou aquilo. Para as faltas humanas, existem as Leis e a Justiça Humana, que nos cobram e temos que pagar as devidas penas. Entretanto, para as faltas contra a moral do outro, como o ódio, a raiva, a ofensa, que são de alma para alma, também sofreremos o castigo divino, pois como o próprio Cristo disse: “não passará da Lei um til sem que tudo se cumpra. ”

O Homem é o autor de suas Dores.

É na Ignorância que está a origem de seus sofrimentos. O Estudo desenvolve a Inteligência, e a Inteligência nos leva a buscar as coisas espirituais. Jesus só veio nos ensinar sobre as coisas do Espírito, e agora o Espiritismo veio confirmar e explicar os ensinamentos de Jesus.

Se aceitamos e entendemos que estamos aqui para evoluir, aceitamos de uma outra forma o Sofrimento. Existe o Bem Chorar e o Mal chorar. Se só reclamamos, sem paciência, com revolta, sem aceitação esse é o Mal chorar que só nos faz mal, sem tirar proveito dele. Se aceitamos conscientemente o sofrimento, a dor, a perda, estamos entendendo que só evoluímos o Espírito na alegria quanto na dor. Quem entende que a Felicidade está dentro de si, que é a essência Divina em nós  será feliz sempre.

Os que choram “serão consolados”, disse Jesus, porque Ele veio nos ensinar sobre a Vida Futura, no Reino dos Céus.Se aceitarmos o sofrimento aqui nessa vida, pouparemos o sofrimento na espiritualidade, é a Lei de Justiça e do Progresso.Tanto a Alegria quanto a Dor são passageiras.

Espíritas! Não façam apologia do sofrimento pelo sofrimento, mas entendam que o sofrimento faz parte de nossa evolução, para podermos um dia estar na Casa do Pai.

Sonia Maria Oliveira

Facebooktwitterlinkedinmail