ÉTICA E MORAL CRISTÃS E OS TEMPOS ATUAIS

Como começar a falar de ética nos tempos de hoje?

Embora muitos considerem os termos “ética” e “moral” como sinônimos, uma sutil, porém importante diferença os distingue: entende-se por moral um conjunto de regras de comportamento considerados como válidos por uma determinada sociedade; ética, é a capacidade de reflexão e autodeterminação de nossa conduta, de acordo com comportamentos que consideramos válidos. O objetivo da moral é conduzir o comportamento das pessoas, enquanto que no campo da ética estaremos lidando com as nossas escolhas e com a nossa capacidade de decidirmos conforme o que julgamos correto. A ética serve, portanto, para julgar a nós mesmos e não ao nosso vizinho.

Assim, quando falamos em moral cristã, queremos nos referir ao conjunto de ensinamentos legados por Jesus. Segundo Kardec, esta é a parte mais importante do legado de Cristo, tanto é que, de todo o conteúdo dos Evangelhos (os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as profecias; as palavras que serviram para o estabelecimento dos dogmas; o ensino moral), o codificador escolheu somente o ensinamento moral para compor o Evangelho Segundo o Espiritismo, por ser esta a parte que  melhor reflete o conteúdo essencial da lição de Jesus. Percebemos que o conjunto dos ensinamentos morais do Cristo, sem qualquer distinção de culto, conferem diretrizes ao comportamento humano, de maneira atemporal.

 Portanto, quando pensamos em ética cristã, estamos nos referindo à nossa capacidade de incorporação dos ensinamentos de Jesus ao nosso processo decisório, ou seja, à adequação do nosso livre arbítrio e de nossas escolhas àquilo que consideramos justo e válido, desde o momento em que nos definimos como cristãos.

Com Kardec, em O Livro dos Espíritos, aprendemos que o livre arbítrio, ou seja, a capacidade de escolher, é uma conquista do espírito. Quanto maior o nosso grau de desenvolvimento moral, maior é a nossa liberdade de autodeterminação. O espírito ainda mais primitivo, em razão das restrições da sua inteligência e do seu desenvolvimento moral, é limitado em relação ao seu próprio destino. No momento em que nos tornamos conscientes, aumentamos a nossa capacidade de percepção e análise das consequências dos nossos atos e, portanto, maior liberdade nos é conferida. A liberdade é, portanto, uma conquista do espírito.

Para realizarmos escolhas, algumas premissas são fundamentais: somos livres e, portanto, responsáveis pelos nossos atos. Por isto, temos que compreender que “nem tudo dá na mesma” e que precisamos começar a prestar atenção ao que estamos fazendo.  Tudo isto para começarmos a desenvolver, por meio de atenção e treino, algo que podemos denominar como “bom gosto moral”.

Da mesma forma como treinamos nossos ouvidos para escutar uma boa música; como educamos nossos sentidos para distinguir um aroma, o sabor de um prato ou a composição de um vinho, podemos nos educar em relação às escolhas que fazemos.

A moral cristã nos manda “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”. Segundo Jesus, isto resume toda a Lei e todos os ensinamentos dos profetas. Muito bem! E como isto funciona na prática? Como exercitamos escolhas éticas, pautadas na moral cristã no nosso dia-a-dia? Afinal, não pretendemos ser morais e éticos somente no Centro Espírita, não é mesmo?

Já vimos que o primeiro passo é prestar atenção em nós mesmos, ou seja, precisamos nos conhecer melhor e aprender a entender os nossos sentimentos. Erich Fromm diz em uma de suas obras que  “ser capaz de prestar atenção a si mesmo é pré-requisito para ter capacidade de prestar atenção aos outros; sentir-se bem consigo mesmo é condição necessária para relacionar-se com os outros”. Meu psicólogo, um cara muito divertido e espiritualizado (sim, as pessoas espiritualizadas podem ter bom humor), chegou a me pedir uma listinha dos sentimentos que eu experimentava durante o dia todo. Funcionou! Aprendi a ter mais consciência do que me fazia bem e do que me fazia mal. Aprendi a lidar melhor com aquilo que não me fazia bem.

É isso aí! Quem está de bem consigo mesmo e enxerga seus próprios desafios e dificuldades, é mais tolerante e compreensivo com as dificuldades do outro.

Para isto, temos que desenvolver uma relação pacífica conosco mesmos e com o nosso passado. Afinal, fomos criados simples e ignorantes, mas estamos caminhando adiante e, é claro, já erramos muito, mas temos as oportunidades para consertar tudo (ufa! ainda bem). O que vale é daqui para diante. Temos que fazer do tal “homem velho” um aliado do nosso desenvolvimento e não um inimigo. Precisamos aprender a nos perdoar.  Não temos que nos envergonhar dos nossos erros, mas devemos aprender conosco mesmos, inspirando-nos no exemplo de Paulo, o apóstolo, ao afirmar, convicto: “Não sou digno de ser chamado apóstolo, mas pela graça de Deus, já sou o que sou”.

GLAUCIA SAVIN

Facebooktwitterlinkedinmail