FINAL DE ANO: AS METAS, O TRABALHO E A EVOLUÇÃO

Final de ano. Metas e projeções a serem elaboradas. Prazos a sem cumpridos. Parece que as exigências e as cobranças não tem fim. Andrea, assim como todos nós, vive essa realidade  e nos fala como o conhecimento da doutrina nos fortalece e nos dá animo.

 

Normalmente encaramos o trabalho como um meio de sobrevivência e obrigação, até mesmo como sendo um castigo, um peso ou um mal necessário. Não levamos muitas vezes em conta os inúmeros benefícios que ele nos traz.

É através do trabalho, que conseguimos desenvolver nossas maiores habilidades, nos aperfeiçoamos como cidadãos. É nele que aprendemos a disciplina, aprimoramos nossa intelectualidade, convivemos e aprendemos a trabalhar como equipe deixando de ser individualistas.

Quando realizamos nossas tarefas com zelo, responsabilidade e amor atingindo os objetivos e resultados propostos, sentimos uma imensa gratidão e satisfação, seja o mais simples e humilde até o mais qualificado.

Não podemos esquecer que é nosso trabalho que nos faz evoluir, enquanto que o ócio nos deixa estagnados, enferrujados tanto no corpo como na mente, abrindo brechas para pensamentos negativos e baixa estima.

Trabalho é progresso, se não tivéssemos gerações focadas nele, não teríamos a evolução que as descobertas nos trazem, como na medicina e na saúde, nas pesquisas contra as doenças e nos avanços tecnológicos que melhoram  cada vez mais a nossa vida. Sem ele viveríamos no primitivismo caçando e pescando para sobreviver.

A humanidade esta fadada ao progresso, os que avançam puxam aqueles que ficam na retaguarda.

A espiritualidade está ao nosso lado nos impulsionando no aspecto social, moral e tecnológico.

No Livro dos Espíritos, dentro das Leis Morais, no cap.III “Lei do Trabalho”, os Espíritos nos revelam a necessidade do trabalho, sendo uma lei da natureza, determinante para a evolução da natureza e do homem.

Não encaremos o trabalho como um sofrimento, mas sim um meio de conquistas, nos fortalecendo e proporcionando nossa evolução moral e intelectual.

Mesmo os que nascem  em uma situação financeiramente privilegiada, sem a necessidade de trabalhar para ganhar o sustento material, devem ter suas ocupações, sendo úteis dentro de todas as suas condições e possibilidades.

O trabalho é lei natural, ninguém está aqui encarnado de férias, todos devemos ser uteis e nos orgulharmos de nossas tarefas, pois todo trabalho é digno e nos fortalece, sendo uma grande e maravilhosa lição de vida.

Agradeçamos todos os dias à benção do trabalho e por tudo que ele nos proporciona.

Andrea Rejane dos Santos

 

Facebooktwitterlinkedinmail