LITERATURA ESPÍRITA: OPINIÃO SEMEAR

Desta vez, Taísa e Amilton repartem a tarefa de avaliação da literatura espírita. Como vocês sabem, gostamos de indicar o que é bom. Também sabemos que hoje ninguém tem tempo para perder lendo o que não agrega. Por isto, nos dispomos a ajudar na análise do que vem sendo publicado e desejamos a todos uma boa e prazerosa leitura.

A GENTE RECOMENDA
A GENTE RECOMENDA
A GENTE NÃO RECOMENDA
A GENTE NÃO RECOMENDA
adeilson-ainda-existe-esperanca
Ainda Existe Esperança
Adeilson Salles, pelo espírito Luiz Sérgio


Não raro nos deparamos com grupos de jovens onde a única coisa que parece não existir é a esperança. Jovens que parecem abandonados à própria sorte, dos quais o resto da sociedade parece já haver desistido, mas dos quais depende o futuro de todos.
Neste livro de linguagem atraente, Luiz Sérgio traz à tona os principais problemas que acometem a juventude atualmente, com foco na sexualidade e na ação das drogas e mostra como somos constantemente influenciados por espíritos desencarnados, seja para o bem ou para o mal, de acordo com nossa frequência vibratória e afinidades.
Com ele temos acesso a uma descrição detalhada de como as forças do tráfico agem no plano espiritual e dominam locais de grande presença de jovens, como escolas e baladas.
Vemos também a luta dos espíritos que visam proteger a juventude e auxiliar com todo amor encarnados e desencarnados e quão importante é a evangelização de crianças e jovens, mostrando os bastidores dessas reuniões e as suas consequências nas famílias.
Com mensagens de fácil entendimento e ensinamentos diversos clarificados da codificação, este livro deveria ser leitura obrigatória não somente para os jovens, mas também para os pais e educadores.
Através da educação dos sentimentos e consequente mudança no comportamento, chegamos à conclusão de que ainda existe esperança e ela reside em cada um de nós.

Taisa Bacharini
a-vida-viaja-na-luz

A VIDA VIAJA NA LUZ
Autor: Carlos A. Baccelli, espírito: Dr. Inácio Ferreira
Editora: LEEPP (Livraria espírita edições Pedro e Paulo).

Este livro pretende, pelo que se deduz de sua apresentação, apresentar novos e vastos horizontes sobre a vida espiritual, narrados pelo Dr. Inácio Ferreira, que, segundo a apresentação demonstra ampla compreensão sobre a vida no mundo espiritual.
Infelizmente o conteúdo não condiz com a pretensão apresentada, o espirito em questão apresenta informações em flagrante contradição com os mais básicos conhecimentos doutrinários, utiliza-se muitas vezes de linguajar e termos rudes ou francamente desrespeitosos para com o próximo.
Entre os equívocos mais gritantes estão por exemplo, a defesa da tese de que Chico Xavier teria sido Allan Kardec, o que só poderíamos levar em consideração se admitíssemos que um espirito muda totalmente de personalidade entre as encarnações, enquanto que a verdade é que é justamente a personalidade, além da moral e do conhecimento, que persiste e forma a nossa individualidade. Ao mesmo tempo apresenta o próprio médium como sendo também médium de Chico Xavier.
Apresenta também a vida espiritual como uma cópia quase exata da vida física, corporal, ora se a vida espiritual fosse uma cópia da vida material, qual a necessidade dos espíritos encarnarem?
Kardec já nos revela nas obras da codificação que o espírito na erraticidade tem uma vida mental, extra-física, em que estudam, observam, aprendem e refletem sobre sua vida (Livro dos espíritos, questões 226 a 233), André Luiz também menciona que são ressaltados os valores espirituais, a moral evangélica, a seriedade, o amor.
O espírito Inácio Ferreira chega mesmo a mencionar “uma chácara no mundo espiritual que pretende utilizar para construir uma sociedade protetora dos animais na espiritualidade”, também menciona uma carta confidencial de Chico Xavier que encontrou sobre sua mesa, como se na espiritualidade houvesse correio, ou como se um espírito necessitasse escrever carta para se comunicar com outro, quando sabemos que toda a comunicação é pelo pensamento, é mental.
O espírito chega a defender que espírito pode se afogar e morrer, e mais que pode ser cremado ou sepultado, o que é um completo absurdo e contradiz qualquer informação espírita séria, e afronta até mesmo lógica, sendo totalmente infundada e irracional estas afirmativas.
O espírito se estende por digressões e diálogos com seus “pacientes” no mundo espiritual, como se encarnados estivessem, apresentando todas as suas teses e afirmativas absurdas como se fossem grandes verdades e, não raro apela para expressões rudes e chulas, em nada condizentes com o que se espera de um espírito pretensamente elevado ou minimamente esclarecido.
O espírito Dr. Inácio apresenta também a inusitada novidade de um espírito resfriado (ele próprio), que se apresenta “com o nariz escorrendo, todo entupido, respirando mal e com a cabeça pesada”. Em todas as informações, em todos os relatos e conversas o espírito apresenta uma vida idêntica à de encarnado, em total desacordo com tudo o que sabemos sobre a vida espiritual, tanto pela obra de Kardec quanto por obras posteriores como André Luiz, Emmanuel etc.
As informações presentes no livro confundem, mistificam e enganam aos que, não sendo espíritas, pretende conhecer a doutrina ou seus princípios, e para aqueles que já são espíritas e buscam uma fonte de conhecimentos é totalmente inútil, servindo apenas de mau exemplo, se a “A vida viaja na luz” como o título do livro, o médium e o espírito, neste livro, esqueceram as pilhas da lanterna!

Amilton Maciel
Facebooktwitterlinkedinmail