O QUE É PERDOAR, PARA VOCÊ?

Nesse tempo que vivemos, de expiação e de provas, uma das lições mais difíceis sem dúvida, é a de perdoar. O artigo da Sonia nos lembra de vários atos de Jesus que nos auxiliam na busca desse aprendizado.

Quando Pedro chega para Jesus e pergunta: “Mestre, até quantas vezes devemos perdoar nosso inimigo”? Até sete vezes? NÃO, diz Jesus, até 70 vezes sete.

Não é para fazermos essa conta matemática, mas entender que é SEMPRE. Devemos perdoar o outro sempre. Por quê?

Porque o que fizermos ao outro, receberemos de volta do Universo. Se fizermos o Bem, receberemos o Bem, se o Mal, receberemos o Mal. Esta é uma das Leis Naturais. Tudo que vai, volta.

Pensa comigo. Eu também não erro? Sou Perfeito? Lógico que Não. Eu não gostaria que se eu errasse, através de palavras ou atos, o outro que eu ofendi me perdoasse? Às vezes ofendo, até sem intenção de ofender, mas ofendo. E a aceitação do outro sem revidar, sem rancor é o perdão com Amor.

Ainda seguindo os ensinamentos de Jesus quanto ao perdão, há uma passagem no Evangelho que diz: Estava uma pessoa levando sua oferta material ao altar para oferecê-la ao Senhor, mas o Cristo aborda essa pessoa e lhe diz: ”Se tens algo contra o seu irmão, deixa aqui a sua oferta, vai reconcilia-te com seu irmão depois volta e faz a sua oferta.”.

O Senhor Jesus nos mostra nessa passagem, que a oferta que agrada a Deus, não é a material, mas aquela que chega através do nosso próximo, ajudando-o em suas dificuldades, perdoando-o em suas ofensas, enfim quando a caridade nortear a nossa vida e os nossos passos.

É através do nosso comportamento para com nosso irmão, que agradaremos a Deus e evoluiremos como Espírito.

Aquele que já sabe perdoar sempre as ofensas recebidas é porque o Perdão já faz parte de sua alma. Vem do seu coração. Ele não faz força para entender e perdoar as ofensas recebidas. Essas ofensas nem chegam até ele, pois ele já aprendeu que cada um de nós está em um estágio de evolução; tanto intelectual como moral. E só aquele que já entendeu que não devemos fazer ao outro o que não gostaríamos que nos fizessem, já tem as virtudes mais desenvolvidas dentro de si.

Todos os ensinamentos de Jesus devem ser postos em prática no nosso dia a dia. Dessa forma estaremos evoluindo como Espírito, caminhando para a Perfeição, para um dia chegarmos à Casa do Pai.

Sonia Maria Oliveira

Facebooktwitterlinkedinmail