TRANSTORNO DE ANSIEDADE

Transtorno de Ansiedade. Sempre tem alguém na nossa vida passando por isso: um amigo, um familiar, um colega de trabalho. Neste texto, Irene nos fala que existe sim uma maneira de superar. Tratamentos com profissionais especializados e também a doutrina nos fortalecendo para que consigamos superar esse problema tão presente nos dias de hoje

Quem de nós não vive ou já viveu momentos de grande ansiedade diante de fatos novos ou mesmo de fatos já vividos no passado.

São muitos os fatores preponderantes que podem explicar o porquê da ansiedade. Vejamos alguns deles:

O bebê desde cedo pode apresentar os primeiros sintomas de ansiedade no medo inato do desconhecido, denominado por John Bowlby de vinculação. O bebê quando encontra uma mãe que lhe oferece conforto, tranquilidade, amor e segurança, tende a se desenvolver dentro de uma sólida interação com a sociedade, e diante de um momento de alegria ou satisfação ele demonstra rapidamente através de um amplo sorriso. Se, no entanto, há o abandono, a não presença da mãe ou daquele que faz o papel de mãe, pode haver uma angústia muito grande, um medo inespecífico originado pelo abandono, e o bebê vive um momento de grande ansiedade.

Outro fator predisponente da ansiedade é quando a criança é severamente punida pelos pais. A criança necessita de apego, de vinculação e quem o fornece são exatamente os cruéis predadores, denominados pais. Ela busca refúgio nestes pais, que são os fatores de seu medo, gerando uma ansiedade do desconhecido e medo do que pode acontecer.

Existe também a necessidade do espírito de reparar sua afetividade conflitiva que vem de outras existências. Muitas vezes, a criança encontra pais afetuosos que entendem seu papel e a acolhem com amor, outras vezes há grandes animosidades e os pais não conseguem fornecer a vinculação favorável e o espírito da criança sofre os problemas da rejeição, gerando muita ansiedade e medo.

Não esqueçamos que a vinculação com os pais produz segurança, e a separação proporciona angústia.

A busca de amor torna-se meta para o espírito que tenta amortecer a ansiedade. O que se percebe, é que muitas vezes, no íntimo o ser evita envolvimentos emocionais verdadeiros por medo de os perder e vir a sofrer as consequências desta perda.

Tudo acaba se tornando um ciclo vicioso. O indivíduo inseguro busca o amor, busca a auto- realização que, quando não consegue produz um desgaste no sistema emocional, gerando estresse no comportamento e níveis altíssimos de ansiedade.

É preciso levar em conta que aquilo em que acreditamos é que determina nossos comportamentos exteriores e desde já podemos dizer que reside em nós a influência que exercemos sobre as situações imediatas ou sobre circunstâncias futuras de nossa vida.

Pensemos por um momento o quanto nossas crenças e nossos pensamentos influem nas ocorrências de nosso dia a dia.

É frequente idealizarmos ansiosamente o nosso futuro. Colocamos muitas expectativas diante de fatos que irão ocorrer, por exemplo, uma formatura, uma viagem, casamento, filhos, um bom emprego. Quando a coisa acontece muitas vezes, nos sentimos frustrados, pois quase sempre quando o fato se dá, nunca atende às nossas expectativas com as quais idealizamos.

Quando nos preocupamos demasiadamente com o futuro, não vivemos o que se passa agora, ficamos imobilizados, sem poder de ação, porque estamos aguardando que o quê virá será melhor e não aproveitamos o que está ao nosso alcance e de fácil concretização.

A ausência de serenidade para enfrentar os desafios da existência, faz com que o comportamento do indivíduo se torne doentio, cheio de expectativas, tendo uma necessidade de preencher os minutos com atividades, mesmo que desconexas, diminuindo sua capacidade de observação, deixando de prestar atenção, fugindo da realidade.

Todas as perturbações procedem do espírito, ou seja, dramas íntimos arquivados no inconsciente profundo do ser. A terapêutica no campo psicológico consiste em adentrar as causas, trabalhar com reflexão, e otimismo, dando ao indivíduo condições de detectar as causas atuais da ansiedade.

O ser, como responsável pelo distúrbio psicológico deve compreender a real finalidade de sua existência corporal, trabalhando com segurança, adaptando-se ao esquema de saúde e de paz.

A ansiedade natural, a expectativa diante de algo, compõem quadro natural e saudável, que existe na vida de todos os seres equilibrados.

No entanto, quando há o tormento, tais como: arritmia cardíaca, inquietação exagerada, sudorese abundante, receio de insucesso, há que se procurar ajuda de profissional competente.

Além da medicina convencional, a casa espirita fornece terapêutica adequada para o tratamento da ansiedade através dos passes, palestras, água fluidificada para restaurar o campo vibratório das células.

Cabe ao indivíduo persistir no hábito da oração e no cultivo de bons pensamentos, ajudando no processo curativo.

Nosso verdadeiro compromisso é com a nossa serenidade íntima. Caminhemos passo a passo, observando como se dá na natureza. Tudo cresce e caminha em harmonia.

Irene Wenzel Gaviolle

Facebooktwitterlinkedinmail

4 thoughts on “TRANSTORNO DE ANSIEDADE

    1. Obrigada!!
      Que possamos todos viver com a calma de Jesus.
      Irene

  1. Irene! Adorei o texto. Nossa terapia fez uma diferença imensa na minha vida. Gratidão imensa por tudo. Parabéns por esse novo trabalho!

Comments are closed.