VOCÊ É ESPECIAL??

Outro dia assisti um filme Netflix chamado: uma Segunda Chance para Amar.

Aviso a todos que tem um pouquinho de spoiler aqui, mas talvez valha a pena para você.

Kat, a personagem principal é engraçada, atrapalhada, trabalha como “elfo” numa loja de artigos para Natal.

A moça vive morando de favor em casas de amigos, pulando de uma para outra, pois sempre se sabota, aprontando alguma arte (quebrando coisas, pondo o pé em cima da mesinha da sala etc.) e ninguém a aguenta por muito tempo. Nos relacionamentos afetivos, costuma fazer sexo casual com pessoas que cruzam seu caminho e evita se envolver emocionalmente.

A trama do filme passa a ideia de que ela está perdida em como seguir em frente com sua vida.

O motivo é revelado no meio do filme: Kat passou por um transplante de coração, se sentia especial com a atenção recebida, mas com o passar do tempo, já bem recuperada, a família e amigos esperam que ela siga em frente com uma “vida normal”.

Ao lado de Kat, um homem chamado Tom interage com ela desde o início da história. Ele se comporta de uma forma bem “fora da caixa”, evita usar celular, costuma olhar bastante para o alto, admirando cenários e fatos diferentes da paisagem urbana, além de ser voluntário no apoio a moradores de rua.

Quando Kat revela a Tom que não consegue se sentir “ela mesma” por estar com o coração transplantado de outra pessoa, e que não se sente especial, Tom retruca dizendo: “- Acho que esse lance de ser especial é superestimado. Acho que ser um ser humano já é difícil, muito difícil mesmo… (…) “cada ação do cotidiano caracteriza ou descaracteriza quem você é” (…) Significa que você é tudo aquilo que faz… e tudo bem! “… qual o problema de não saber quem você é, de ser inconstante, ter dúvidas?  

Parece clichê, mas apesar de toda modernidade em que vivemos, ainda estamos patinando na velha pergunta filosófica: “quem sou eu, de onde vim, pra onde vou?”. Mesmo sendo Espíritas e tendo acesso a informações preciosas que os bons espíritos nos deixaram através da codificação kardecista, muitos de nós ainda não consegue sentir aquela “certeza” de que somos especiais, cada um com sua própria história de vida (aliás, vidas, né?), com um mundo repleto de possibilidades e que estas estão intimamente ligadas às nossas escolhas do dia a dia.

Vários de nós, para se sentir especial, precisa de boa avaliação e atenção alheias. E isso já deixa claro o quanto estamos equivocados… Os enganos e fracassos ocorrerão, e os acertos e vitórias também, mesmo que ninguém nos esteja olhando… Nosso maior “juiz” é a nossa própria consciência.

O equívoco é que nos esquecemos que temos muitas potencialidades, mas várias em estado latente, por isso o sofrimento tromba com a gente para elas aflorarem. Sim… é isso mesmo!  os sofrimentos estão aí nos mostrar algo. Não é punitivo, é educativo… Muito espírita entende que o “carma” ocorre de forma linear, com uma precisão de relógio suíço… E se pensarmos assim, onde é que estaria a benevolência divina, nas leis naturais perfeitas, o movimento das inúmeras possibilidades de ações e reações?

Sabe aqueles momentos que você acha que está tudo perdido, que a vida não tem mais solução? Nossas aspirações são tão doidinhas de vez em quando… Um exemplo sobre ser “velho” ou “novo”: alguns jovens não querem assumir responsabilidades nem passar por frustrações, mas querem ter autonomia… Outros mais velhos querem voltar e ser mais novos e viver a vida não vivida, com menos pesos e responsabilidades, mas não percebem que a sabedoria de hoje não seria possível sem todas as experiências adquiridas, sofrimentos e conquistas no decorrer da vida.

Em uma outra série Netflix chamada Sense 8, há um momento que parece que tudo está perdido, a personagem Riley fala para o seu namorado, o policial Gorsky: “Muitas coisas terríveis acontecem todos os dias, por isso a coragem é tão importante. É preciso ter coragem para ver coisas tão terríveis acontecerem e, ainda assim, levantar todos os dias e conseguir ver o que é bonito. É preciso coragem para lembrar que este é um mundo onde nossos sonhos podem se tornar realidade.

O que é ser “especial” para você?

Ter coragem para encarar a vida pode ser simplesmente ter consciência que você é único(a), criação divina, com livre arbítrio para aceitar e modificar o que está ao seu alcance. Algumas coisas dão resultado em pouco tempo, outras são mais desafiadoras e demandam um longo tempo de espera… é difícil julgar as coisas só pelo tempo que levam para acontecer. Vale tentar aprender a transitar entre os diferentes desafios, vivendo um dia de cada vez… E o que não estiver ao seu alcance, entregar pra Deus.

O caminho do meio é o que traz a paz de espírito. Só que o “caminho do meio” é único, especial e subjetivo para cada ser humano. Qual seria o seu caminho do meio?

A natureza é sabia. Aos poucos tudo vai se encaixando nesse grande quebra-cabeça que é a vida. Mas é necessário encaixar uma peça por vez, observando calmamente o todo ir se mostrando.

Portanto, faça do tempo seu aliado, cada coisa em seu tempo, mas lembre-se que você será sempre especial pra Deus!

SORAIA DE OLIVEIRA GATTO

Facebooktwitterlinkedinmail

One thought on “VOCÊ É ESPECIAL??

  1. Adorei, resumiu muito bem o filme, e a vida! Realmente, a vida é um quebra cabeça, e muitas vezes as peças não se encaixam, por nossa pressa em resolver tudo rápido! É necessário a paciência e a sabedoria que só o tempo, nos trás!!

Comments are closed.