COMO O CORAL MUDOU A VIDA DAS PESSOAS NO CENTRO ESPÍRITA – Norma Cordeiro

Ainda em outra Instituição Espírita, nosso Grupo resolveu montar um coral, inspirado pela lição de Santo Agostinho de que a música é uma forma de elevar uma oração a Deus. Para exemplificar a eficácia da música, dizia o Santo que “quem canta, reza duas vezes”

Isto porque, para Agostinho, o canto é uma manifestação de alegria e, se examinarmos bem, é uma expressão de amor a Deus.

Imbuídos do sentido da necessidade de execução dessa tarefa, saímos em busca de um maestro que pudesse coordenar as atividades e ensinar um pouquinho de música aos eventuais interessados. Perdemos muito tempo procurando alguém disponível,  até percebermos que músicos precisam trabalhar para seu sustento e que, exatamente no período planejado para o trabalho, era o horário profissionalmente mais rentável  para eles. Nessas condições não iríamos encontrar ninguém.

Com esse entendimento, resolvemos contratar uma maestrina que se mostrou extremamente comprometida, o quê foi fundamental para os primeiros passos do Coral, batizado Coral Santo Agostinho ,-  nossa inspiração desde o início.

Aos poucos muita gente foi chegando e percebemos que além de elevar o ambiente, a atividade do canto exercia função terapêutica: pessoas com algum tipo de moléstia física sentiam relativa melhora graças à música. O ritmo ajuda nos tratamentos de Parkinson e outras doenças neurológicas.

O grupo cresceu e se consolidou. Quando decidimos fundar uma nova casa espírita , o Coral inteiro veio junto. O consideramos  tão importante que o transformamos numa atividade de natureza estatutária. O Coral é, portanto, parte da nossa instituição espírita –  Morada do Espírito Santo.

O grupo foi crescendo e a nossa maestrina foi embora mas, para nossa surpresa e imensa alegria, descobrimos entre os integrantes da nova casa um jovem maestro e sua esposa, cantora lírica, com voz de anjo. Juntos, assumiram a direção artística do Coral que adquiriu novas técnicas e repertório, se apresentando com sucesso em casas e eventos espiritas.

Por meio do canto e da música sensibilizamos corações que,  juntos, elevam suas orações a Deus  – exatamente como nos ensinou o nobre mentor.

“Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente”.

Por isto tudo, em meio às atribulações da vida seguimos cantando e te convidamos a cantar conosco na nossa Morada, à Rua Nilo Peçanha, 409, na cidade de Ribeirão Preto.

Facebooktwitterlinkedinmail