CONSCIÊNCIA NEGRA VISLUMBRANDO CONSCIÊNCIA HUMANA – Emerson Natividade

Quando começamos a falar ou sentir, damos os primeiros passos para ampliar a percepção do nosso habitat, da nossa visão de mundo. Se somos filhos do mesmo Pai, não devemos seguir questões que simbolizam uma tradição e não um conhecimento pleno. Se somos filhos do mesmo Pai, não podemos nos tratar como seres diferentes por ser minha etnia diferente da etnia do meu irmão.

Logo, se somos irmãos, deveríamos nos tratar com cordialidade, educação e respeito, sabendo que todos vivemos em um orbe infinito, onde sempre temos algo a descobrir, estudar, para enfim adquirir conhecimento.Quanto mais conhecimento, mais coisas teremos a aprender.

Não importa se sou negro; não importa se sou índio; não importa se sou oriental; não importa se sou branco. O que importa é que fazemos parte das mesmas árvores genealógicas ou seja, somos da mesma origem. E o que define isso não é a minha cor étnica, e sim o meu espírito. Espírito que é eterno.

Se nos amássemos como irmãos vivendo em sociedade, não precisaríamos estar discutindo sobre racismo, discriminação, políticas públicas, cotas e outros assuntos que precisam ser discutidos para melhorar nosso olhar, nosso conhecimento e nossa educação.

Se conseguíssemos entender profundamente a importância da imaterialidade, saberíamos que a espiritualidade é a essência daquilo que viemos fazer aqui enquanto encarnados e tentaríamos construir uma história mais bonita, do que a de vidas anteriores. A religião – que significa religare com o Divino – foi perdida pela corrupção no decorrer da História e precisa ser resgatada com a Verdade. O Cristo Jesus tinha religião? Muitas doutrinas religiosas falam em Seu nome. Será que é verídico? Será que nos importa mais a condição social do nosso irmão, do que o conhecimento e a experiência que ele traz da vida?

Precisamos abrir a mente, o coração e o corpo, discutindo tudo aquilo que nos aniquila e nos transforma em seres perversos, rancorosos, mesquinhos e egoístas. Por que nossa sociedade é racista? Por que as instituições preferem pessoas brancas a pessoas negras? Por que moradores em bairros elitizados merecem mais oportunidades do que aqueles que estão distantes? Por que nos espetáculos espíritas tudo é branco, como se somente a cor branca fosse boa? Por que nos espetáculos espíritas não têm atores negros e/ou indígenas?

Precisamos nos fazer estas perguntas e muitas outras para conseguirmos, verdadeiramente dar um passo adiante.

Se temos problemas para discutir assuntos como o racismo, devemos fazer algo por nós, descobrir a origem e a causa, para nos tratar da melhor maneira possível. Se somos doentes de alma, devemos nos rever e resgatar a plenitude, em essência, do espírito.

Somos homens, mulheres, somos negros, brancos, somos heterossexuais, transexuais, homossexuais – somos, antes de tudo, seres humanos. Vamos olhar para cada um de nós, em vez de apontar o dedo para o nosso irmão. “A vida é dele e a experiência que carrega, também é dele.” Mas qual a minha vivência e experiência? Será que já meditamos sobre isso?

Não existe salvador da pátria. Existe um sistema político corrupto. E se não surgir a força de um grupo para fazer o enfrentamento, continuaremos pisando em ovos e discriminando o outro.

Devemos falar, discutir, e pensar…

Diga não ao racismo;

Diga não ao preconceito;

Diga não ao apartheid social;

Diga não ao feminicídio;

Diga não à ignorância

Diga sim ao Amor e ao Conhecimento.Que possamos celebrar o verdadeiro sentido daVida.

Facebooktwitterlinkedinmail