A CULPA E O NATAL

Estranho né? Todo mundo só fala e só pensa coisas boas nessa época, e você deve estar de perguntando porque que esses caras estão vindo com um “papo brabo” desses?

Porque achamos necessário.

Todo mundo sente culpa nessa época do ano: culpa por comprar demais, culpa por comer demais, culpa por beber demais, culpa por esbanjar tanto quando muitos têm tão pouco, e por aí vai…

Alguns de nós aproveitam para fazer uma porção de doação: Campanha do Natal sem Fome, Campanha de Kits de presentes, Campanha de todas as ONGs possíveis e imagináveis. Doar é muito válido. Ótimo que você reflita e separe um pouco do seu dinheiro para dar a quem precisa.

E ainda continua se sentindo culpado? Mas porquê afinal?

Porque tem muita gente na rua se aproveitando do “clima natalino” para pedir uma ajuda e nem sempre você está de bom humor,  acaba virando a cara e criticando silenciosamente. Culpa de novo!

Culpa por não conseguir amar a todos. Perdoar e compreender a todos.

Um monte de culpa com data programada que depois que chega janeiro, vai embora.

Propomos uma reflexão: Olhar para a gente e nos reconhecermos cheios de defeitos vivendo num tempo que ainda não é o da perfeição. Não adianta forçar a barra para parecer perfeito. Precisamos caminhar e ir nos transformando de acordo com o  tamanho dos nossos passos. Devagar, mas sempre. Se a gente não se olhar, não reconhecer nossas limitações, ir superando cada uma delas, nunca vai chegar lá.

Somos todos iguais, filhos de Deus, pai soberanamente justo e bom. Tão bom que não quis para si o papel de juiz. Deu-nos inteligência para progredir até o ponto de desenvolvermos o nosso senso moral e reconhecermos em nossa consciência o nosso próprio juiz.

Ah! Então ele fica só olhando e vendo até onde a gente vai chegar com tanta liberdade?

Não. Ele ama a gente. Ama tanto que deixou que Jesus viesse passar um tempo entre nós. Ele precisava vir? Talvez não. Mas ele quis muito.

Teve um trabalho enorme e esteve entre nós por um período bastante curto. Não deixou nenhum livro escrito, nenhum filme, nada.

Deixou exemplos, e por mais que possam ter sido narrados e deturpados ao longo do tempo, até hoje podemos, se assim quisermos, viver sob seus ensinamentos.

Ele nos ama pra caramba. Continua amando apesar de parecer que a gente está cada vez pior.

Está ali ao alcance do nosso coração o tempo todo. Presente sempre.

Se a gente pensar nas reuniões que acontecem a toda hora no mundo todo com pessoas que estão estudando o Evangelho e falando de Jesus, dá para se ter uma ideia de que ele está muito longe de ser esquecido.

Sempre tem alguém falando dele, lembrando dele.

Então para não nos alongarmos mais porque temos presentes para comprar, abraços para dar, refeições para compartilhar, troca a culpa por gratidão. Sinta-se privilegiado por ser amado por Jesus.

Pensa nele todos os dias para não chegar nesses dias se sentindo culpado.

Comemora sim. Conversa com ele lá dentro do seu coração e agradece por esse amor imenso. Reconhece o que ele fez e sinta-se digno desse amor.

Deixa a sua luz brilhar e abraça os seus com alegria e continua no seu tempo, no seu ritmo, promovendo as mudanças necessárias para ser melhor. Pensa que lá no final da caminhada ele vai estar te esperando cheio de orgulho porque você conseguiu.

O que você faz com a culpa? Deixa ela de lado e não acumula mais daqui para a frente. Fortaleça-se com o amor dele para ser cada vez melhor.

Feliz Natal

Facebooktwitterlinkedinmail