EDUCAÇÃO ESPIRITUAL PARA ADULTOS E JOVENS INTERNOS EM INSTITUIÇÕES DE RECUPERAÇÃO

Um colaborador novo nos contando sobre esse trabalho de levar a doutrina e o Evangelho de Jesus para os que nessa fase de privação de liberdade podem encontrar um novo recomeço.

A Divisão de Trabalhos Externos do Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz promove Educação Espiritual para os internos da Fundação Casa e das unidades prisionais do Presídio Militar Romão Gomes e da Polícia Civil, tudo com base na codificação espírita, visando o esclarecimento e fortalecimento do ser humano e do cidadão na sociedade.

O trabalho realizado por voluntários que doam uma hora do seu tempo, uma vez por mês, tem como metas apresentar a Doutrina Espírita e os trabalhos realizados pela casa, educar a necessidade de fé e de religiosidade que promova o conforto e acolhimento com compreensão e sentido, baseado na codificação e literatura espíritas. Em cada aula são apresentados temas baseados no  ensinamento moral de Cristo, como a caridade e amor ao próximo, bem como a reforma íntima, como uma caminhada de evolução do espírito humano.

Em todas estas unidades prisionais utilizamos a mesma proposta pedagógica,  proporcionando aos assistidos: instrumentos para reflexão de seu papel como indivíduo e cidadão na sociedade, um canal de apoio nas questões morais que os afligem e que os levaram ao estado de vulnerabilidade social, auxílio e esclarecimentos para construção de conhecimento através da codificação espírita, curso de doutrina espírita nos presídios de adultos.

Utilizamos abordagens pedagógicas diferenciadas em cada unidade prisional, de acordo com a faixa etária, contexto social e perfil dos grupos de assistidos. As aulas acontecem através de palestras expositivas e participativas, com a utilização de materiais de apoio como livros, cartazes, fichas de trabalho, apresentação de vídeos e filmes, computador e projetor. A metodologia utilizada nesta educação é colaborativa, pois abrange membros que conjugam esforços na execução de um fim comum.

Acreditamos que a educação espiritual se faz necessária e imprescindível para a formação do cidadão em convívio na sociedade, buscando trazer a fé e a compreensão para vivermos harmoniosamente, respeitando as leis e os indivíduos que nela se estabelecem. Devido a isto é imperativo estabelecer alicerces filosóficos e espirituais sólidos para a formação do caráter nestes assistidos, nossos irmãos quanto qualquer outro ser humano. Nosso propósito não é o de salvar ninguém, mas sim de instrumentalizá-los, através do conhecimento espírita, para que eles próprios possam promover seu crescimento, valorização e felicidade neste planeta que ora habitamos.

Josimar Cavalcante

Facebooktwitterlinkedinmail