GRANDES PODERES TRAZEM GRANDES RESPONSABILIDADES

A Glaucia está falando no seu texto do Homem Aranha? Poder versus responsabilidade e como a reflexão sobre essa relação impulsiona o nosso crescimento.

GLAUCIA SAVIN

Mas, você vai me perguntar: – O que o Espiritismo tem a ver com o Homem Aranha?

De todos os super heróis, o Homem Aranha sempre foi o meu preferido. E essa recomendação do Tio Ben para o garoto que descobriu seus super poderes se encaixa bem para qualquer um de nós.

Temos um super poder chamado de “livre arbítrio”. Ele integra a Lei de Liberdade e nos permite fazer tudo que o que quisermos, mas condiciona nossas ações à nossa capacidade de compreender o uso que damos a ele.

A liberdade é, sim, um poder extraordinário que se amplia na medida da extensão das nossas capacidades de compreensão. Quanto mais conhecemos e mais sabemos, maiores são as nossas capacidades de agir sobre a esfera de outras pessoas e interferirmos positivamente no mundo em que vivemos. Livre arbítrio exige responsabilidade.

É, mais ou menos, o que acontece na educação de nossos filhos, por exemplo. Quanto mais identificamos neles a maturidade necessária, permitimos a eles maiores liberdades e deixamos que eles enfrentem sozinhos os desafios correspondentes.

Na nossa relação com Deus acontece a mesma coisa. Vamos conquistando maiores graus de liberdade, conforme nosso espírito amadurece e entende o que deve fazer com as ferramentas e capacidades que possui.

Nos primórdios da nossa evolução, espíritos amigos programavam os nossos desafios encarnatórios. Na medida em que fomos conquistando a consciência em relação àsnossas necessidades de aprendizado, passamos a escolher nós mesmos, com a ajudado nosso mentor, os nossos futuros desafios.

E assim é. Vamos ganhando mais liberdade e poder de atuação, na medida em que conseguimos compreender a extensão dos nossos atos.

A tecnologia nos deu poderes extraordinários de interação com o mundo. E nos trouxe, em contrapartida, a responsabilidade pelos efeitos de tudo o que postamos ou propagamos por aí.

Aos judeus, que indagavam de Jesus se ele era o Messias, diante dos milagres realizados, ele respondeu: –  Sois deuses.(Jo, 10: 24-30)

O que quis dizer o Mestre?

Jesus quis nos explicar que somos todos dotados de capacidades extraordinárias. Mas somente somos capazes de percebê-las na medida em que desenvolvemos a nossa consciência quanto aos resultados das nossas ações. Para que tenhamos consciência das nossas capacidades, é necessário que revelemos a responsabilidade necessária em relação às nossas ações, que são produtos da vontade de cada um de nós.

Na medida em que a responsabilidade e a consciência se revelem, novas liberdades (ou novos poderes) são descobertos em cada um de nós.

A chave para alcançá-los está dentro de nós, na nossa consciência e na nossa vontade bem direcionada.

Facebooktwitterlinkedinmail