O PODER DAS PALAVRAS

Raramente nos damos conta do papel das palavras nas nossas relações e como o uso delas impacta na nossa vida e principalmente na nossa evolução. Eneida nos lembra disso neste texto.

Em meio à agitação do mundo atual, tão apertado se torna o tempo, que necessitamos viver com pressa. E essa pressa, na maioria das vezes, não nos deixa espaço para reflexões e, assim, quantas vezes, sem refletir, fazemos mal uso de um dos mais belos dons que possuímos: a nossa voz.

A maneira como usamos nossa voz traz sobre nós uma enorme responsabilidade. Existe um poder intrínseco em nossas palavras, podemos fazer muitas coisas com elas, inclusive adquirir compromissos cármicos futuros quando utilizamos mal a nossa maravilhosa capacidade de falar.

As palavras são os instrumentos mais significativos das nossas emoções, dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos, das nossas paixões. Com as palavras nós manifestamos verbalmente o que sentimos, pensamos ou desejamos.

A linguagem é um símbolo de poder! Porém é um poder dual, que pode ser utilizado tanto para o bem como para o mal e isso é indiscutível. O poder de consolar, de ensinar, de elogiar, mas também o poder de agredir, de criticar, de ferir!

A palavra é poderosa, uma vez expressa, não tem mais como recolhê-la, por isso ela deve ser sempre fruto de uma reflexão.

O som é uma vibração de ondas sonoras que transportam energia!

Não podemos esquecer que nossa voz também está vinculada ao nosso livre-arbítrio. Somos responsáveis pelo que falamos, porque nós temos a capacidade de refletir, então, podemos escolher o que falar ou o que não falar. Jesus diz, em Matheus 12:34-37, “(…) do que há em abundância no coração, disso fala a boca; mas eu vos digo que de toda palavra inútil que os homens pronunciarem hão de dar conta no dia do juízo. Pois por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado”.

Quando pronunciamos as palavras, nós colocamos uma energia no universo. A palavra que exteriorizamos fica na atmosfera como energia, atraindo para nós situações semelhantes ao que falamos. Porém, essa palavra falada já evidencia uma repercussão em nós mesmos a partir do momento em que a expressamos.

A palavra possui uma força dinâmica, atuante! Quando usamos a nossa voz para coisas positivas, como, por exemplo, para apaziguar situações agressivas, dar esperanças às pessoas que sofrem , ensinar, expressarmos alegria, etc., nesses casos nós não só podemos elevar quem porventura estiver nos ouvindo, como também nos elevamos a nós mesmos, pois estamos nos harmonizando.

Mas quando usamos nossa voz para ofender, humilhar, ferir, caluniar, julgar, condenar, etc. nesses casos, nós estamos nos desequilibrando! Estamos utilizando palavras pesadas, que carregam em si uma carga danosa e, com elas, nós não só atingimos o outro, mas também a nós mesmos, estamos nos desarmonizando, porque estamos atingindo em cheio o nosso Chacra Laríngeo. Palavras pesadas desarmonizam fortemente este centro de energia!

O Chacra Laríngeo é o chacra da nossa expressão! Ele está acima do coração. Está mais em contato com o Alto! Tirar este chacra do equilíbrio harmonioso significa um sério desarranjo energético em nosso ser.

Assim, devemos cuidar muito bem das nossas palavras. Se elas carregam consigo uma força, nós também precisamos entender que temos uma responsabilidade com o tipo de som que colocamos na atmosfera. Se nós desejamos um mundo melhor para nós e para os nossos filhos, precisamos cuidar melhor do tipo de afirmações que jogamos no mundo.

Colocar no universo afirmações positivas de amor, de esperança, de alegria, representa um fortalecimento da nossa fé. Se existe um poder de atração que circunda as nossas palavras, ao fazermos afirmações positivas estaremos não só beneficiando a nós mesmos, mas também atuando como colaboradores para a instituição de um mundo melhor.

Eneida Nogueira

Facebooktwitterlinkedinmail