RENOVAÇÃO E O CRISTO

Andrea Rejane dos Santos

Nos primeiros meses de um ano que se inicia é sempre bom refletir sobre quais mudanças seriam necessárias em nossa vida quando nos lembramos dos ensinamentos do Cristo.

Quando enfim chega a época de Natal e encerramento do ano, começam a brotar em nossos corações os sentimentos de fraternidade, solidariedade e amor ao próximo. E nestes dias tentamos ser, de fato, mais solidários e fraternos.

Presenteamos, desejamos votos aos outros de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo… Mas de fato tentamos reviver o Cristo em nossos corações?   O que seria reviver o Cristo?

Existe todo um simbolismo nesta época, lindas arvores de Natal, presépios, ceias fartíssimas, e os desejos de um mundo melhor, mais Paz, Saúde, Trabalho, Amores, Família, boas energias e assim por diante.

Como se tudo que desejamos fosse surgir de algum lugar ou de uma transformação Divina. Mencionamos sempre Deus e Cristo e poucas vezes nos colocamos como sujeito principal para que todos estes desejos se realizem, pensando que essa realização depende de nossas atitudes e vontade. Para que tudo que almejamos se concretize é necessário um trabalho interno para impulsionar nossas ações.

O que seria a Renovação?  Renovar com Cristo? O que ele deseja para nós?

E quando desejamos um “Ano Novo”, diferente e melhor, o que faremos para que tal fato aconteça? Estamos no despojando ou tentando nos despojar do velho e iniciar algo melhor? Ou ficamos apenas no simbolismo?

Sabemos que é uma grande luta remover o velho e renovar nossa vida e ainda incluir Cristo nela. Esta renovação, conseguimos com a nossa bagagem já adquirida, pois não precisamos zerar as experiências, dificuldades já vividas e conhecimentos já adquiridos.

Tudo faz parte para aplicarmos no novo dia, tudo contribui no processo de mudança; tudo que já vivemos e aprendemos nos torna mais maduros e seguros. E desta forma e com a vontade de melhorar e transformar-se é que conseguimos olhar e compreender o outro com um pouco mais de afeto.

Trabalhar no esforço para melhorar nossos sentimentos e desejos e também possibilitar ao outro um dia melhor. Modificar o que já entendemos que não é legal e que não serve nem para nós e nem para nosso próximo.

São com estas pequenas transformações e gestos que talvez consigamos fazer os novos dias, meses e um ano novo melhor refletindo os desejos propostos. E também inserindo um pouco dos ensinamentos que Cristo tentou deixar a cada um de nós.

Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte” – Jesus (Lucas, 13.33).

Feliz Ano Novo.

Facebooktwitterlinkedinmail