Série Psicológica: Problemas da Vida Moderna

E a gente encerra  com o primeiro artigo da Série Psicológica elaborada pela Irene, que a cada edição nos trará um novo tema.

 

O objetivo desta série de artigos é levar ao público o poder do conhecimento de determinados assuntos, tanto no universo Psicológico quanto no universo Espírita, propiciando reflexões e, de acordo com a vontade de cada um, poder mudar a realidade que se apresenta.

A vontade é ação determinante que pode vencer vícios, eliminar deficiências pessoais e nos permite criar uma vida mais alegre, sadia e feliz.

Esta série de temas unindo a Ciência e o Espiritismo pretende também fazer com que estes assuntos possam chegar de modo compreensível e aplicável no dia a dia das famílias.   Vamos abordar vários  de temas tais como:

Saúde e Doença

Transtorno de Ansiedade

Depressão

Síndrome do Pânico (Fobias)

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Transtorno Bipolar

Violência (Agressividade)

Traumas

Vícios

 Iniciaremos com o tema: Saúde e Doença

Doenças são desequilíbrios energéticos do corpo em razão da fragilidade do Espírito.  Vírus e Bactérias se instalam em locais onde a energia se desequilibra.

Sentimentos em desalinho tais como mágoas, irritabilidade, ódios, ciúmes, condicionamentos, ideias pessimistas, crenças absurdas são responsáveis pelas tensões que levam às desarmonias.

A doença, portanto, é um estado vibratório da mente em desequilíbrio.

Segundo os ensinamentos espíritas o importante é entendermos também, que a doença é uma proposta de aprendizado e que nela podemos conquistar a nossa evolução.  Mas o que vemos muitas vezes é a pessoa se paralisar diante da dificuldade fazendo com que a revolta se instale.

É comum ouvirmos frases como: Por que Deus fez isto comigo?

Não é justo!

Por que eu?

Não recuar diante da doença, mas pedir a Deus a força necessária , assim como a assistência dos bons espíritos, que estarão prontos a ajudar se houver um pedido sincero de ajuda.  A fé e a perseverança na luta: mente em harmonia para vencer os obstáculos.

Saúde – Emmanuel em  “O Consolador”. Saúde pode significar o perfeito equilíbrio dos órgãos materiais. A doutrina espírita define saúde como “a perfeita harmonia da alma”.  É importante compreendermos que Saúde e deficiências transitórias contribuem para a recuperação da saúde essencial que é o perfeito equilíbrio do espírito.

Trabalhar pela harmonia do corpo e do espírito.

Para concluir o tema Saúde e Doença podemos colocar em prática as orientações de Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

 Irene Wenzel Gaviolle

 

 

 

Facebooktwitterlinkedinmail