COMO JESUS E OS ESPÍRITOS PODEM NOS AJUDAR NESTE MOMENTO?

Bem-aventurado os aflitos”

“Se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda…”

Ora, se Deus tem o cuidado de vestir dessa maneira a erva dos campos, (…), quanto maior cuidado não terá em vos vestir, ó homens de pouca fé!”

“Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível, cuja destruição pela morte lhes restitui a liberdade.”

“As relações dos Espíritos com os homens são constantes. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação.”

“…o próprio Espírito escolhe as provas a que deseja submeter-se para apressar o seu adiantamento, isto é, escolhe meios de adiantar-se e tais provas estão sempre em relação com as faltas que lhe cumpre expiar. Se delas triunfa, eleva-se; se sucumbe, tem que recomeçar.”

Vivemos um momento extremamente importante na História da Humanidade que vai exigir mudanças. Mudanças de valores e de atitudes. Já passamos por isso em outras ocasiões, em outras vidas. Nossos antepassados (ou será que fomos nós mesmos?) passaram pela gripe espanhola, por guerras mundiais… Alguns no cerne da guerra, vivendo em campos de concentração de forma totalmente devastadora. Quanto a nós, escolhemos passar por este momento no qual estamos, em que todo mundo pára, olha para si mesmo, vai à varanda para observar o próximo e se afasta de entes queridos. Paramos momentaneamente de poluir… para salvar nossas (e do mundo todo!) vidas.

Continua valendo a fé. Continua valendo o que os Espíritos nos ensinaram: que, se Deus é bom, não pode sua obra ser para nosso prejuízo, será sempre para nosso exercício, aprendizado e progresso. Aproveitemos para aprender, mudar, ajudar, crescer e não precisar mais passar por isso – ao menos enquanto prova.

Comecei esse texto com citações, ora de Jesus, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, ora dos Espíritos, em O Livro dos Espíritos. Nós ouvimos e aprendemos sobre isso nos cursos, leituras e palestras espíritas. Tem mais lá nos livros espíritas, não deixe de pesquisar. Como devemos passar por tudo isso? Como Jesus e os bons Espíritos podem nos ajudar? Essas citações são parte disso. 

Já sabemos. Agora, temos que colocar em prática!

Adrà tutto benne. Tudo vai ficar bem. Nesta vida, como nas outras… e nas próximas.

José Rodrigues Passarinho

Facebooktwitterlinkedinmail